sábado, 25 de fevereiro de 2012

A MULA

Continuando minhas postagens sobre animais, hoje eu vou falar da mula?
Vocês sabiam que ela é a filha problemática da égua e do cavalo?A mula e o burro são bichos cheios de problemas porque seus pais são de espécies diferentes, cujos descendentes são estéreis. A mãe é uma égua e o pai um jumento.
A mistura não dá certo. A mula (ou burro, se for macho, já que “mulo” não existe) é forte, boa para trabalhar, mas não se reproduz. O número de cromossomos nos gametas (células sexuais) da égua é 52, o do jumento é 56. “A mula ou burro nascem com 54″.
Esse número cromossômico provoca duas consequências. A principal é que o burro não produz espermatozóides e a mula não tem óvulos.
Portanto, não geram filhos. Além disso, os órgãos genitais desses animais não são perfeitamente desenvolvidos.Há outros animais híbridos como o barboto, mistura de cavalo com jumenta, e o zebróide, produto do cruzamento de uma zebra com cavalo. A união entre o jumento e a égua é estimulada porque o burro é um animal apropriado para trabalho pesado. Já a cópula entre cavalo e zebra só acontece por acidente.
O zebróide é bravo e não serve para nada.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Rinocerontes - Um animal fascinante, inteligente e ameaçado.

Hoje vou fazer um post totalmente diferente do que eu estou acostumada a publicar aqui. Minha proposta é falar sobre assuntos cotidianos, interessantes e que chame a atenção das pessoas. O blog ficou desatualizado por um tempo, mas isso ocorreu devido a um contra tempo... Mas as postagens serão mais frequentes, com assuntos cotidianos, curiosidades e muito mais.
Hoje falaremos sobre o Perissodactyla, mais conhecido como rinoceronte. Eles pertencem á família dos rhinocerotidae e seu nome científico é Ceratotherium simum simum, sua distribuição geográfica tem origem africana, ocorrendo no sudeste da Angola, na Zâmbia, Moçambique, Zimbábue, Namíbia, Botswana e sul da África. Sua reprodução dura aproximadamente quatro á cinco anos e seu período de vida pode chegar a cinquenta anos. 
Eles são um dos maiores mamíferos que existem na Terra, caracterizam-se por possuírem a pele muito grossa, pelos e chifres na ponta do nariz que podem ser um ou dois; isso varia de acordo com a sua espécie (perissodátilos) pois os dedos em suas patas são em números ímpares. 
Muitos consideram o rinoceronte o animal mais estranho do mundo, por ser pesado e possuir um chifre na ponta do nariz... É evidente que ele não possui a beleza que a maioria dos animais da fauna mundial tem, mas ele tem qualidades incríveis e uma inteligência capaz de nos surpreender. 
Muitos pensam que o seu chifre é formado por um osso. Estes estão enganados. Ele é formado por um conjunto de pêlos extremamente compactos, que formam aquela estrutura rígida com forma de chifre. No  rinoceronte branco essa estrutura pode chegar a um metro de comprimento e a sua pele enrugada chega a ter sete centímetros de espessura, eles possuem orelhas muito pequenas e não enxergam bem. Junto com o leão, o leopardo, o búfalo africano e o elefante; eles formam o grupo dos cinco animais mais difíceis de serem caçados. Eles já estiram na lista de animais em extinção mas graças ao trabalho de instituições de proteção aos animais, isso for revertido.
Eles possuem uma excelente audição e um ótimo olfato, apesar do seu tamanho, peso avantajado e o detrimento de sua  visão, eles podem alcançar a velocidade de até setenta quilômetros por hora. 
As fêmeas parem um filhote por vez, que se amamentam durante dois anos e nascem com aproximadamente vinte e cinco quilos. Estes vivem junto da mãe até os cinco anos ou menos, isso depende de como o filhote vai adquirindo sua independência. 
Os rinocerontes se adaptam muito bem a diferentes ambientes ao seu habitat natural. Estes animais podem ser vistos em vários zoológicos do mundo, recebendo um tratamento de 'luxo' e que conseguem chegar a aproximadamente quarenta e cinco anos de vida (cinco anos á menos do estimado). 
Ele é um animal anti social, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo; o Tchiluanda (pequeno passarinho africano que cata carrapatos de suas orelhas e o avisa quando algum inimigo se aproxima). Porém ele é um excelente nadador, ele passa diversas horas dentro d'água, aliviando as picadas dos insetos que atacam sobre tudo nas juntas da couraça.